Foto Caio Cezar
Foto Caio Cezar

press to zoom
Foto Caio Cezar
Foto Caio Cezar

press to zoom
Foto Caio Cezar
Foto Caio Cezar

press to zoom
1/8

Renato Turnes é ator e diretor de teatro e cinema, roteirista e documentarista.  Destacou-se como ator de teatro a partir dos anos 2000, com a criação da Trilogia Lugosi, série de solos a partir de textos de Poe, Lovecraft e Bonassi. É um dos fundadores da La Vaca Cia. de Artes Cênicas, junto a qual dirigiu espetáculos como Mi Muñequita, Kassandra e Uz, além de atuar em Le Frigô e Ilusões. É também diretor convidado em diversos projetos de outros artistas e companhias.

Atuou em diversos curtas e longas-metragens como Elvis & Madona (Marcelo Lafitte, 2011), Rendas no Ar (Sandra Alves, 2011) e Ensaio (Tania Lamarca, 2013). Atualmente está no ar no streaming, nas séries Submersos (Paramount), Crisálida (Netflix) e Pequenos Grandes Talentos (Globoplay).

Como criador, nos últimos anos tem investigado as relações entre dramaturgias da memória, documentário e performance em diversos espetáculos e filmes. Com especial interesse na memória da comunidade LGBTI+, dirigiu trabalhos como Não Representadas (espetáculo), Homens Pink (documentário e espetáculo, em que também atua), Finas & Caricatas – Memórias do carnaval do Roma (Patrimônio Imaterial) e O Amigo do Meu Tio (documentário), além de roteirizar curtas como Selma Depois da Chuva e Bloco dos Corações Valentes.

Seu documentário Homens Pink (2020) recebeu o Prêmio Especial do Júri no DIGO - Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero e o Prêmio de Melhor Média Metragem no Arquivo em Cartaz - Festival Internacional de Filmes de Arquivo.

Seu curta O Amigo do Meu Tio (2021) recebeu o Prêmio Canal Brasil de Curtas no Festival Mix Brasil 2021.

Entre diversos outros prêmios recebeu a Medalha do Mérito Cultural Francisco Dias Velho, o Prêmio Waldir Brazil e o Troféu Isnard Azevedo em reconhecimento à sua trajetória como artista de teatro.

caio cezar 2
turnes caio cezar
©caiocezar_00017
©caiocezar_00009
outsider by Marco Martins 3
©caiocezar_00021
Le frigô